sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dicas Básicas - Escrita

Não importa se você tem 10 ou 50 anos, escrever corretamente é fundamental em um blog. E não falo isso pensando só nos erros de gramatica, não, falo pensando na mania que algumas pessoas tem em escrever como se estivessem batendo papo no msn. Sabe? Aquela história de "vcs", "vxê", "eh", "otimuu" e por aí vai. Em um blog você tem que manter uma certa postura, já que qualquer pessoa pode se interessar por ele. Com base nisso, vou criar aqui alguns tópicos simples, mas que vão deixar seu blog com uma "escrita limpa", sem poluição, se é que me entende.

1) Linguagem

Quer abreviar as palavras? Faça isso com as que já eram abreviadas normalmente antes da era tecnológica. Esqueça a sua mania de abreviar a palavra "você" (vc/vcê/vx/vs), por exemplo. Mas abrevie a palavra "próximo" (prox.), se desejar. Para os mais antenados, vou simplificar o que quero dizer: MIGUXÊS JAMAIS! Por que isso? Isso faz com que seu blog passe um ar mais confiável, de alguém que sabe do que fala, do que faz. Sem contar que a poluição visual causada pelo "miguxês" é terrível. 
Outra dica é evitar a repetição de palavras.

2) Sinais de Pontuação

Alguém, algum dia, lhe ensinou que o os sinais de pontuação são colocados logo após o termino da frase, SEM espaço. Portanto, o certo seria: "Tudo bem com você?" e não: "Tudo bem com você  ?". Além disso, não se deve exagerar na quantidade dos sinais, principalmente nas vírgulas e pontos de interrogação. Outra coisa que muitas pessoas fazem é colocar inúmeros pontos juntos (reticência) em vez de três, que é o certo. Então, coloque: "Era uma vez..." e não "Era uma vez...........". Os pontos de exclamação podem ter algumas repetições, mas não um exagero!!!!!!!!!!!!!! 

3) Estrutura

Na hora de escrever tente falar do assunto de uma forma simples, para que seja fácil entende-lo. Manter uma organização também é fundamental. Você pode separar assuntos por tópicos (como aqui), por tema, ou qualquer outra coisa. Se o seu texto vai conter algumas informações (sobre um produto, por exemplo) você pode separar eles. Assim:

Preço: __

Tamanho: ___
Marca ___


Evitando a "aglomeração" de informações e confusão.

4) Tema

Vai falar sobre um determinado assunto? Não fuja dele no meio da postagem. Saiba "coordenar" os fatos, sem misturar muitas coisas. Isso não quer dizer que você não possa falar de várias coisas em um mesmo post. É só saber dividi-las com o uso de parágrafos, por exemplo.


O básico do básico é só isso mesmo. Caso eu lembre de mais alguma coisa, eu acrescento aqui. Espero que isso te ajude =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário