sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dicas Básicas - Aparência

A primeira coisa que vemos ao entrar em um blog é a sua totalidade, ou seja, sua aparência. E quando este quesito nos agrada, a chance de permanecermos no blog por mais alguns instantes são enormes. Mas, nada mais horripilante do que clicar no link e ver logo de cara e sem avisos aquela cor que dói os olhos, aquele gif que pisca, aquele papel de parede repleto de cores "não-combináveis". A procura pelo X que vai fechar aquela tela escandalosa é grande. Como evitar isso? Simples: Tenha bom senso.

1) Cores

Saiba mesclar os tons das cores. Quer um blog rosa? Sem problemas! É só fazer uma "misturinha". Mescle rosa-escuro com rosa-claro. Saiba colocar cores que combinam, que agradam os olhos. Impossível utilizar aquele verde-limão-fluorescente? Não. É só utiliza-lo em algo pequeno e que não vai aparecer toda hora. Nessa hora, é bom visitar blogs diversos e pedir opinião para alguém que você tenha certeza que vai ser sincero.

2) Papel de parede

Tenha um papel de parede que esteja relacionado ao tema do seu blog. Não quer ou seu blog não tem tema definido? Coloque um papel de parede simples, de uma cor clara (deixe as cores fortes para o que for detalhe e escrita). 
Gosta de texturas e desenhos? Não tem problema. É só saber aquele que combina com seu blog e que não vai deixar o visual carregado. Outro detalhe importante é que o seu papel de parede JAMAIS pode prejudicar a leitura.
É interessante também que o papel de parede "complete" o fundo. Vou explicar: O papel de parede, se for uma imagem pequena, deve ser daquelas que, se você colocar uma ao lado da outra, forme uma grande imagem, sem aparecer as "delimitações" da figura. Melhorando: A imagem deve ser "uma só", um "total".

3) Papel de parede + fundo transparente

Isso, realmente, é uma coisa muito séria. Se o seu papel de parede for de cor forte ou tiver muitos desenhos, NÃO use fundo transparente para suas postagens e gadgets. O fundo vai fazer com que a leitura fique complicada, principalmente se os dois (letra e papel de parede) forem do mesmo tom. Não intendeu? Eu explico melhor: Imagine um papel de parede preto com a escrita (formatação da sua letra) vermelha. Não fica dificil de ler? Agora, se sua letra for branca fica mais fácil, não é? Isso porque os tons são opostos. O mesmo acontece com amarelo e verde, rosa escuro com azul escuro, e outras várias combinações de doer a vista. No caso da textura, o desenho se mistura com a letra e o leitor vai ter um trabalho extra, que para ele não é agradável. Por isso, pense bem. Não utiliza cores fortes ou texturas extravagantes. É visualmente desagradável. 

4) Desing

Organização é TUDO na vida de qualquer pessoa. É muito importante que seu blog tenha isso. Um começo é ter uma boa introdução. Saiba explicar rapidamente e de maneira simples o que o seu blog tem à oferecer. Uma foto que seja SUA também é um quesito legal. Outra coisa interessante é utilizar marcadores para as suas postagens, facilitando a vida da pessoa que quer ler só sobre um determinado assunto.

5) Páginas

Criou uma página e ela vai falar de um assunto novo, diferente do que vinha sendo tratado? Então é importante criar uma breve introdução no ínicio desta página informando sobre o assunto que vai ser falado ali. Isso ajuda o leitor a ter uma idéia do que está lendo, caso contrário ele pode ficar confuso e desistir do seu blog. 

6) "Frufûs" e afins

Não lote o seu blog com gifs que piscam, mexer, rebolam, cantam, etc. Isso é um tipo de poluição visual também. Não estou dizendo que não pode, mas isso deve ser usado com bom senso. Outro fator que "estraga" o blog são os inúmeros gadgets, banners e anuncios que ficam nas barras laterais. Muita coisa junta também não é legal. Quer trocar "uma ajuda" com outro blog? Faça uma lista e dispense os banners. Nessa lista você compartilha os links e obtem o mesmo resultado. O nome do gadget que faz isso é "Lista de Blogs". Uma outra funcionalidade que desagrada bastante são os gadgets de música que "dão play" sozinhos, sem o leitor desejar. Isso atrapalha, pois ele pode estar em um ambiente em que o silêncio seja necessário. Você pode adicionar a música, mas deixe o leitor decidir se quer ou não escutá-la.

Acho que é isso. Espero que vocês criem inúmeros blogs que sirvam de colírio para os olhos, isso está em falta hoje ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário